Especialista em Fisiologia Humana pela Faculdade de Medicina da USP, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UGF e Graduado em Educação Física pela UCSal.

 

 

Avaliação Física - O que é e para que serve? PDF Print E-mail

 

Atualmente, há uma grande procura pela prática de atividades físicas, porém, a falta de orientação especializada e adequada aos objetivos e limitações de cada pessoa acaba por conduzi-las à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco a sua saúde, principalmente, aqueles com mais de 35 anos que apresentam fatores de risco cardiovasculares. Isso faz da avaliação física um componente indispensável para a elaboração de um correto e eficiente programa de exercícios.

 

A avaliação física é uma forma utilizada para traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às suas condições e limitações, além de identificar contra-indicações, podendo-se evitar com isso possíveis incidentes. Ela serve ainda para avaliar o nível de condicionamento físico atual do aluno, determinar objetivos para o indivíduo avaliado, coletar dados para a elaboração do programa, identificar possíveis limitações, entre outros. A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho usado com um indivíduo.Serve como fator de motivação para o testado que irá realizar o programa de treinamento.

Uma avaliação bem feita é aquela que utiliza critérios e protocolos bem selecionados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que indique, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra o avaliado. Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança com uma avaliação física que tenha metodologia, protocolos e critérios de avaliação adequados.

Além disso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação para que possamos acompanhar o progresso do avaliado com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. Dessa forma, é possível reciclar o programa de treinamento e estabelecer novas metas.

 

Prof º Esp. Eduardo Bitencourt
Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício
Professor de Fisiologia Humana da Ucsal.

 

 
Copyright © 2014. Eduardo Bitencourt.